Químicos
Ácido Clorídrico
O Ácido Clorídrico apresenta-se como um líquido fumegante, claro, ligeiramente amarelado, de odor forte e característico. Sua concentração (em peso) é de aproximadamente 32% (grau Industrial) e 37% (grau PA/Laboratórios). Sua comercialização é realizada à granel e transportado em carros- tanques devidamente revestidos.

Processo de Fabricação: Planta de Cubatão
O Ácido Clorídrico é formado pela queima do cloro e do hidrogênio, ambos gerados na eletrólise da salmoura. Após esta queima, o Cloreto de Hidrogênio (gás) formado é absorvido em água, na qual obtém-se o Ácido Clorídrico, com concentração que gira em torno de 32 %.
Este processo é chamado de Processo de Síntese.

Processo de Fabricação: de Santo André
O Ácido Clorídrico é obtido através da queima de compostos organoclorados gerados no processo de produção do Dicloroetano, transformando-os em Cloreto de Hidrogênio, Dióxido de Carbono e água. Os gases de combustão são lavados produzindo o Ácido Clorídrico.
Este processo é chamado de Oxidação Térmica.

Aplicações
As principais aplicações do Ácido Clorídrico são:
- Fabricação de coagulantes para tratamento de água e esgoto
- Fabricação de cloretos (Fertilizantes/ Agro) e intermediários químicos.
- Utilizado em processos químicos na indústria em geral (Extração de Petróleo, Cisão Ácida / Biodiesel, Hidrólise de amidos e proteínas, Correção de PHs).
- Utilizado para decapagem de superfícies metálicas – Indústria siderúrgica e metalúrgica.
- Também é utilizado na flotação e no processamento de minérios, na regeneração de resinas de troca iônica, na neutralização de efluentes, ativação ácidas de argilas, hidrólise de celulose, entre outros.