Químicos
Cloro
O cloro é obtido por meio da eletrólise de uma solução de cloreto de sódio e água. A aparência inicial é a de um gás amarelo-esverdeado, com odor forte e característico. O gás cloro é pressurizado à baixa temperatura para ser liquefeito, transformando-se em um líquido claro de cor âmbar; portanto, apresenta-se como líquido sob pressão e como gás à pressão atmosférica.
Sua concentração (em volume) é de aproximadamente 99,50%v/v Cl2.
O cloro à granel pode ser transportado em caminhões-tanque e/ou isotanques, desde que eles sejam destinados à expedição do produto e tenham todos os dispositivos de segurança.

Produto indispensável para o desenvolvimento humano, o cloro é um poderoso bactericida. Assegurando saúde e qualidade de vida, é amplamente utilizado no tratamento de água para consumo e no saneamento básico.
Processo de Fabricação: Planta de Cubatão
O cloro é produzido pela passagem de corrente elétrica através de uma solução de salmoura tratada (sal comum dissolvido em água). Este processo é chamado de eletrólise. Os outros produtos gerados são a soda cáustica (hidróxido de sódio ou NaOH) e o hidrogênio (H2). Trata-se de um gás liquefeito, e para comercialização como tal, passa pelas etapas de resfriamento, secagem e compressão.
Para cada tonelada de cloro, são produzidas 1,1 toneladas de soda cáustica e 0,03% toneladas de hidrogênio.

Informações Técnicas - Características Físico Químicas
Fórmula química
Cl2
Ponto de fusão
-100,98 ºC
Peso molecular
70,91
Ponto de ebulição
-34,05 ºC (1 atm)
Densidade de vapor (ar=1)
2,5
Densidade do líquido (água=1)
1,4 a 15 ºC
Pressão de vapor
27,48 mm Hg a ºC
Solubilidade em água (% Cl2 em peso)
0,7% a 20 ºC
(*) Não é inflamável, mas sob certas condições pode sustentar combustão de algumas substâncias.
Prazo de validade: 6 meses a partir da emissão da nota fiscal
Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Álcalis e Cloro Derivados (Abiclor)
Aplicações
O cloro é um produto presente no dia-a-dia da sociedade, sendo utilizado extensivamente na fabricação de PVC, no tratamento de água potável e de piscinas, no tratamento de esgotos, na fabricação de solventes clorados e de agroquímicos e como intermediário na produção de poliuretanos.
Também é usado na obtenção de diversos produtos químicos, como: anticoagulantes, lubrificantes, fluidos para freios, fibras de poliéster, insumos farmacêuticos, entre outros.
É utilizado ainda como matéria-prima no processo produtivo do cloreto de hidrogênio, do ácido clorídrico, do hipoclorito de sódio e do dicloroetano.