Investimento Social
A Unipar e o Instituto Unipar direcionam seus investimentos sociais para projetos focados no desenvolvimento humano nas frentes de educação, cultura, esportes e ações socioambientais, além do saneamento. Buscamos sempre manter um diálogo próximo e aberto com a sociedade e, principalmente com as comunidades onde estamos inseridos.
Quer enviar o seu projeto ou a sua solicitação de doação? Clique aqui e envie o seu pedido através da plataforma Prosas. Em caso de dúvida entrar em contato através do e-mail patrocinios@unipar.com
Edital Unipar e Instituto Unipar para projetos incentivados e não incentivados
Está aberto o Edital Unipar e Instituto Unipar para recebimento de projetos incentivados e não incentivados.
O edital visa selecionar e financiar com recursos próprios e/ou aprovados na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e via Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e Fundo do Idoso, de acordo com a legislação e regulamentação específicas da sua respectiva esfera federativa. Estão aptos a participarem os proponentes sendo Organizações da Sociedade Civil (OSCs), bem como, Pessoas Jurídicas com fins lucrativos.
Todos os interessados que atendam aos critérios definidos neste edital estão convidados a inscreverem seus projetos para que, com o apoio da Unipar e do Instituto Unipar, possam contribuir com a nossa sociedade.
Seguimos com o objetivo de estabelecer relações de confiança e viabilizar caminhos para uma sociedade mais inclusiva e protagonista!
Confira o regulamento e inscreva-se em: https://editalunipar.com.br/
Projetos apoiados atualmente
Conheça as iniciativas apoiadas
Esporte
As atividades do Sementinhas do Esporte II são realizadas por núcleo durante 12 meses:
É um projeto itinerante de implementação de 10 núcleos esportivo-educacionais que chega até o local de interesse dos patrocinadores.
Nosso projeto soma esforços com escolas da rede pública do Brasil, oportunizando melhorias na formação integral dos alunos, fortalece os vínculos com o ambiente escolar, mantendo-os longe das ruas e de violência, por meio de hábitos saudáveis, reforço em conteúdos escolares e melhoria da relação com a escola.
Os núcleos são implementados, no contraturno escolar, para alunos da rede pública de 6 a 11 anos (Fundamental I).
O Projeto Corujinha Golfe, de desporto educacional foi inaugurado em 2012. Nesses 10 anos de atuação, com a missão de promover a educação, inserção social e novas oportunidades de futuro, utilizando o ensino do golfe como ferramenta impulsionadora e uma estratégia para democratizar o acesso ao mundo esportivo para crianças e jovens Louveirenses.
Atualmente, a iniciativa impacta 200 beneficiários diretos, na faixa etária entre seis a 18 anos, matriculados na rede pública de ensino e residentes no bairro rural Monterrey em Louveira (SP).
O projeto Fazer Valer é um projeto educacional composto por duas modalidades olímpicas, judô e taekwondo, voltado para crianças e adolescentes entre 05 e 17 anos em período de contraturno escolar.
O projeto ocorrerá nos municípios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra (este segundo município tem um dos piores IDHs do estado) e atenderá 120 alunos durante 12 meses de aula. É um projeto de continuidade.
O projeto Skatescola – Superando atenderá 100 crianças e adolescentes entre 08 e 18 anos, de ambos os sexos, na pista pública Sandro Dias Mineirinho, no centro de Rio Grande da Serra, no Grande ABC.
A prioridade é atender jovens da rede pública de ensino, que se encontram em estado de vulnerabilidade social, ressaltando que Rio Grande da Serra é um município pobre e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, que serão atendidos em 4 turmas de até 25 alunos, divididas em dois dias da semana, com duas faixas de horário por dia, garantido o contraturno escolar.
Além das aulas semanais, o projeto Skatescola promoverá dois torneios festivos para os alunos, sendo um por semestre, e quatro aulas magnas, sendo também uma por semestre. O projeto terá duração de 12 meses.
Objetivos Realização de evento de participação esportiva na modalidade ciclismo aberto ao público em geral para pessoas com idade a partir de oito anos, com oferecimento de 3.000 (três mil) inscrições sendo 1.000 (mil) inscritos por etapa. E ainda motivar a população em geral a abandonar o sedentarismo adotando formas variadas de práticas esportivas, ou seja, a democratização do ciclismo de lazer e pratica de atividade física esportiva continua.
A bicicleta promove movimentos fundamentais para a sobrevivência, ou seja, a família somente assistir já é bom, o melhor será todos vivenciarem juntos o prazer desse movimento. Nossa proposta consiste em movimentar a família a apreciar o movimento, teremos também contemplado em nosso projeto, espaços adaptados para portadores de necessidades especiais como mobilidade parcial ou seja, cadeirantes entre outros, bem como idosos. Nossa estrutura será adaptada para receber o público em geral, ou seja, o diferencial será a democratização do movimento a todos. IMPACTOS E BENEFÍCIOS PRETENDIDOS. Incentivar a modalidade de ciclismo estimulando a pratica da atividade física, lazer e entretenimento atingir um público beneficiário de 3000 pessoas.
O projeto Capacitação Esport3 tem como principal objetivo disseminar, expandir e replicar a metodologia Esport3, reconhecida internacionalmente como uma importante ferramenta de uso do esporte para a transformação social e educação integral. Busca-se, assim, promover diálogos e estabelecer conexões, seja na área pedagógica, de gestão ou articulação comunitária, potencializando o impacto das diferentes iniciativas esportivas em cada território.
Serão realizadas 10 oficinas de capacitação de 20h no estado da Bahia e 10 no estado de São Paulo, cada uma atendendo 30 professores da rede pública, totalizando 600 professores. As oficinas serão divididas em parte prática e teórica e irão abordar os elementos do esporte educacional, da metodologia Esport3 e diferentes estratégias para utilizar essa ferramenta. Ao final do projeto, será realizado um seminário com todos os participantes e convidados, para compartilhar as experiências vividas com a aplicação da metodologia Esport3 em seus territórios e conteúdos que possibilitem e estimulem a perpetuação dessas práticas, a fim de impactar cada vez mais comunidades.
Educação
O projeto deseja atingir as escolas públicas de ensino fundamental e médio e equilibrar da melhor maneira possível o acesso a conteúdo relevante relacionado a tecnologia.
A concretização da escolha das escolas dependerá da autorização prévia da Secretaria Municipal de Educação de cada munícipio, que deverá autorizar e permitir no período mencionado que o projeto seja executado em parceria com a(s) escola(s) sugerida(s).
Nos comprometemos a avisar o CONDECA com carta de autorização das Secretarias Municipais de Cultura e também a Prefeitura Municipal de cada cidade, que são as responsáveis por autorizar a legalização e documentação do local da etapa do projeto.
Cultura
As atividades previstas são: Debates, Entrevistas, Oficinas, Exposições virtuais, Mostra de Filmes, Desafios Fotográficos, Projeções de Audiovisual, Exposições fotográficas feitas por pessoas com deficiência visual, formação de professores da Escola estadual da Vila, Ação Educativa, Capacitação de moradores para educativo das exposições, Encontro de Alfabetização Visual, Convocatórias e Leitura de Portfólio. A proposta é promover o diálogo entre a produção fotográfica brasileira na Vila de Paranapiacaba, tombada pelo IPHAN e situada na Mata Atlântica, município de Santo André reforçando a vocação turística, a economia criativa e fotográfica local, transformando a região em polo de convergência para discussão e reflexão a respeito da imagem no mundo contemporâneo.
Em um território de aprendizagem criativo e lúdico, o FFP 23 acontecera para favorecer colaborações democráticas, discutir e compartilhar a memória, o patrimônio, a educação, a inclusão, os direitos humanos, o afeto, a empatia, a sustentabilidade, a cidade criativa e educadora, a alfabetização visual, a arte e a valorização da Vila como espaço cultural para os próprios moradores.
Trata-se de Festival Nacional de Teatro, Durante 10 dias, 1000 pessoas irão assistir gratuitamente as peças que irão compor a grade do festival. Desta forma, estamos ampliando o acesso da população aos bens e serviços culturais.
A SP–Arte busca, através de suas atividades físicas e online, desenvolver o mercado de arte brasileiro, atuando em parceria com galerias e instituições para:
Ampliação do acesso à arte e ao conhecimento;
Expansão e formação de público;
Crescimento dos negócios e fortalecimento das galerias;
Promoção de artistas e sua produção;
Fomento ao intercâmbio internacional e inserção do Brasil no circuito global.
O Museu Catavento, museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, foi inaugurado em março de 2009 com a missão de aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertar a curiosidade e transmitir conhecimentos básicos e valores sociais, por meio de exposições interativas e atraentes, com linguagem simples e acessível.
Do átomo ao maior planeta do sistema solar; do menor inseto aos maiores animais da terra; das leis da física às transformações químicas; do ecossistema à questão da proteção ambiental. Tudo apresentado de forma interativa para fazer da visita uma prazerosa viagem ao conhecimento e à cultura.
Para UNIPAR será realizada em conjunto uma exposição proprietária com tema ligado ao negócio da empresa.
Doada ao Museu Imperial pelo casal Maria Cecília e Paulo Fontainha Geyer em abril de 1999, a Casa Geyer se tornou uma subunidade do museu petropolitano. O tombamento de sua coleção foi aprovado em 04 de dezembro de 2014, em Brasília- DF, durante a 77ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.
A coleção reúne livros, álbuns, pinturas, gravuras, litografias, desenhos, mapas e demais objetos de arte reunidos durante 40 anos, totalizando 4.255 obras. Com o falecimento dos doadores, o Museu Imperial assumiu a coleção e a edificação que a abriga, localizada no Cosme Velho, aos pés do Cristo Redentor, tendo como objetivo principal torná-la espaço aberto ao público, cumprindo o desejo do casal.
Os futuros visitantes terão acesso a imagens do Rio de Janeiro real e imperial, seus logradouros, sua gente e natureza ali destacados. São 1.120 itens iconográficos produzidos por artistas de várias nacionalidades, 2.590 livros que enfatizam registros de viajantes e cronistas em terras brasileiras durante o século XIX. Dentre os itens de arte decorativa, o total de objetos chega a 466, e é formado por quase 200 pinhas de cristal e vidro, móveis de madeira, em miniatura, trabalhados em marfim e a lanterna de prata que adornava a carruagem cerimonial de d. Pedro II, fazendo desse conjunto uma referência em nosso país.
O livro mostrará uma seleção de importantes obras (quadros a óleo, aquarelas, desenhos e gravuras e mapas) sobre a Bahia, entre os séculos XVII e XIX. Trata-se das mais abrangentes representações da cultura, arquitetura, geografia, fauna e flora da Bahia reunidas na mais ampla e escolhida coleção privada do estado. A partir da seleção feita por especialistas, o livro contará com apresentação, prefácio, texto sobre a coleção e ainda as reproduções das imagens acompanhadas de dados técnicos e comentários.O livro parte da ideia já muito bem-sucedida em outras publicações (como Iconografia paulistana do século XIX, da editora Capivara; e Iconografia baiana do século XIX, da Fundação Biblioteca Nacional). A novidade do projeto consiste em ser uma publicação sobre a iconografia baiana a partir de uma coleção formada no estado da Bahia. Além disso, o recorte temporal é mais largo do que o costumeiro, abrangendo três séculos.A proposta apresentada visa publicar uma seleção de obras, entre quadros a óleo, aquarelas, desenhos e gravuras, muitos dos quais inéditos. Nesta primeira publicação, não são contempladas fotografias, suporte que merece uma publicação à parte em razão do grande número de imagens realizadas a partir do século XIX.Esse projeto contribui para ampliar os conhecimentos sobre o colecionismo iconográfico e a história do país. Por meio de registros artísticos, contam-se e são interpretados momentos-chave da história, aspectos culturais, e características geográficas da região.
A OSESP é a principal referência em música sinfônica no país —reconhecida no cenário internacional como a mais importante Orquestra latino-americana. Thierry Fischer é seu Diretor Musical e Regente Titular, Marin Alsop é sua Regente de Honra.
Ação Social
Devido a mudanças recentes na Lei que rege esse incentivo e visando manter nosso propósito de investir prioritariamente nas comunidades dos entornos de nossas instalações, estamos optando por fazer aportes nos fundos dos municípios vizinhos as nossas fábricas.
Esses fundos fazem a destinação das verbas aportadas exclusivamentes em projetos destinados a impactar a comunidade local, em linha com nosso posicionamento.
Devido a mudanças recentes na Lei que rege esse incentivo e visando manter nosso propósito de investir prioritariamente nas comunidades dos entornos de nossas instalações, estamos optando por fazer aportes nos fundos dos municípios vizinhos as nossas fábricas.
Esses fundos fazem a destinação das verbas aportadas exclusivamentes em projetos destinados a impactar a comunidade local, em linha com nosso posicionamento.
Devido a mudanças recentes na Lei que rege esse incentivo e visando manter nosso propósito de investir prioritariamente nas comunidades dos entornos de nossas instalações, estamos optando por fazer aportes nos fundos dos municípios vizinhos as nossas fábricas.
Esses fundos fazem a destinação das verbas aportadas exclusivamentes em projetos destinados a impactar a comunidade local, em linha com nosso posicionamento.
A Casa de Apoio a Crianças com Câncer do ABC contribui para a redução de infecções hospitalares, evitando que a mesma fique internada em um ambiente hospitalar e diminui a taxa de abandono ao tratamento que é muitas vezes interrompido por falta de recursos da família para locomoção da criança até o centro de tratamento e situação financeira apta a manter a qualidade vida.
A adequação das instalações da instituição, áreas públicas e suítes, a lei da acessibilidade é a garantia e a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiências, em qualquer ambiente.
Um ambiente acessível contribui para o desenvolvimento inclusivo gerando resultados sociais, sua prática é fundamental para pessoas com limitações. Com isso podemos atender aos pacientes com deficiência auditiva, visual e física.
O projeto Quarto Fantástico visa a promoção de atividades lúdicas e educativas para crianças e adolescentes em processo de hospitalização, objetivando a garantia do seu direito ao desenvolvimento global, tendo em vista que, diante de internamentos prolongados, os pacientes podem apresentar déficits no processo de aprendizagem. Além disso, através das atividades propostas, atuará no processo de adaptação dos beneficiários ao contexto hospitalar, promovendo maior ambiência, assistência humanizada e educação em saúde.
A proposta prevê a adequação de espaços físicos para execução das atividades, através da reestruturação de 3 quartos no 4ª andar do Hospital Martagão Gesteira, compreendendo 12 leitos, com ambientação lúdica, para um fluxo de 24 crianças e adolescentes por mês, durante 9 meses, com idades entre 03 a 14 anos, totalizando 216 beneficiários ao fim do projeto. Através da readequação do ambiente, será possível ofertar um espaço de acolhimento onde os pacientes pediátricos encontrarão leitos não apenas para intervenções assistenciais, mas também para melhoria de seu aspecto psicológico, criativo, cognitivo e emocional.
Fundada em1993, a Associação Beneficente Santa Fé é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que luta pela efetivação do Estatuto da Criança e Adolescente. Seu papel é acolher crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, seja por abusos, maus tratos, negligência, abandono ou violência – e muitas vezes, com vivências nas ruas da capital paulistana, problemas relacionados às drogas e passagens por diversas instituições sem conseguir estabelecer vínculo de pertencimento.
Nesses 29 anos, a Santa Fé também dá apoio a adolescentes grávidas ou acompanhadas de seus filhos, faz o pós-acolhimento desses jovens, além de realizar um trabalho de apoio às famílias dessas crianças e adolescentes, garantindo a aproximação e fortalecimento de vínculos para que haja o retorno para casa, quando possível,e uma vida autônoma. A Escola Ambulante nasceu com o objetivo de compreender a realidade das crianças e adolescentes que viviam ou transitavam nas ruas e, assim, intervir e apoiar o resgate de vínculos e o retorno à família de forma harmoniosa e sustentável.
Devido a mudanças recentes na Lei que rege esse incentivo e visando manter nosso propósito de investir prioritariamente nas comunidades dos entornos de nossas instalações, estamos optando por fazer aportes nos fundos dos municípios vizinhos as nossas fábricas.
Esses fundos fazem a destinação das verbas aportadas exclusivamentes em projetos destinados a impactar a comunidade local, em linha com nosso posicionamento.
Devido a mudanças recentes na Lei que rege esse incentivo e visando manter nosso propósito de investir prioritariamente nas comunidades dos entornos de nossas instalações, estamos optando por fazer aportes nos fundos dos municípios vizinhos as nossas fábricas.
Esses fundos fazem a destinação das verbas aportadas exclusivamentes em projetos destinados a impactar a comunidade local, em linha com nosso posicionamento.
Devido a mudanças recentes na Lei que rege esse incentivo e visando manter nosso propósito de investir prioritariamente nas comunidades dos entornos de nossas instalações, estamos optando por fazer aportes nos fundos dos municípios vizinhos as nossas fábricas.
Esses fundos fazem a destinação das verbas aportadas exclusivamentes em projetos destinados a impactar a comunidade local, em linha com nosso posicionamento.
Devido a mudanças recentes na Lei que rege esse incentivo e visando manter nosso propósito de investir prioritariamente nas comunidades dos entornos de nossas instalações, estamos optando por fazer aportes nos fundos dos municípios vizinhos as nossas fábricas.
Esses fundos fazem a destinação das verbas aportadas exclusivamentes em projetos destinados a impactar a comunidade local, em linha com nosso posicionamento.