Presença na América do Sul

A Unipar possui duas fábricas no Brasil, as plantas de Cubatão e Santo André, em São Paulo, e uma fábrica na Argentina, na cidade de Bahía Blanca, estrategicamente posicionadas próximas a portos, ferrovias e mercados consumidores.

Com segurança, respeito ao meio ambiente e seguindo rigorosos processos de qualidade, as três fábricas são responsáveis pela produção de 766 mil toneladas/ano de Soda Cáustica, 680 mil toneladas/ano de Cloro e 540 mil toneladas/ano de PVC, entre outros produtos amplamente consumidos pela indústria.

CUBATÃO

O complexo de Cubatão é uma das mais modernas plantas de Cloro-Soda do mundo. Localizada no polo industrial do município, a fábrica está próxima ao Porto de Santos e ao sistema rodoviário Anchieta-Imigrantes e abriga uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de 7 mil metros quadrados, reconhecida pelo IBAMA.  A RPPN está inserida em uma área verde total de 650 mil m² que corresponde a quase sete vezes a Área industrial da Companhia. Mostramos que é possível promover equilíbrio entre a preservação ambiental e nossas operações.

Colaboradores
0
m2 de Parque Fabril
Mais de 0 mil
m2 de área verde
0 mil

SANTO ANDRÉ

Instalada na região de maior consumo de PVC do Mercosul e próxima ao primeiro polo petroquímico do país, o de Capuava, a fábrica de Santo André da Unipar provê insumos estratégicos para a planta.

Próximo ao Porto de Santos, recebe matérias-primas e envia produtos a seus clientes por via marítima. A região possui conexões ferroviárias e viárias e está servida por uma importante fonte de geração de energia elétrica.

Colaboradores
0
m2 de Parque Fabril
0
m2 de área verde
0

BAHÍA BLANCA

Com 1.050.000 m² de extensão e posição geográfica favorável, o complexo Unipar em Bahía Blanca, na Argentina, permite dispor de todas as matérias primas necessárias para a produção – gás, energia elétrica e sal – além de contar com acessos viários, ferroviários e marítimos aos diversos mercados da região.

Outros recursos disponíveis incluem o porto de águas profundas com saída ao Atlântico que beneficia as exportações, assim como recursos humanos altamente qualificados em razão das instituições acadêmicas próximas à região.

Colaboradores
0
Hectares de Parque Fabril
0

Institucional

Conheça mais sobre a missão, visão e os valores da Unipar

16

Sodium Hypochlorite Reactor

 Hypochlorite is produced by a reaction between gaseous Chlorine and a Caustic soda solution being cooled down.

17

EDC Reactor

EDC (Dichloroethane) is obtained through a reaction between liquid chlorine and ethylene (inserted through a tube) and it is purified by distillation.


15

Hydrochloric Acid Reaction Furnace

Hydrochloric acid is produced by a controlled combustion reaction of Chlorine and hydrogen, followed by absorption in treated water.

13

Evaporation

Caustic soda is produced by electrolysis and reduced through the evaporation process.

14

Cooling

 Then, the Soda is cooled down and stored in tanks, before being shipped.

Phases

(8) Cooling Chlorine

(9) Chlorine Withdrawal

(10) Chlorine Compression

(8) The produced gaseous chlorine is cooled down, (9) dried out and (10) compressed. After being compressed, it turns into a liquid state at low temperature.


Stages

(3) Treatment

(4) Filtration

(5) Control

(3) The PICKLE is about eliminating foreign bodies; it is filtered (4) and undergoes a strict control (5) before feeding the ELECTROLYTIC CELLS.

Etapas

(3) Tratamiento

(4) Filtración

(5) Control

(3) La salmuera se trata para eliminar impurezas, se filtra (4) y pasa por un estricto control (5) para alimentar las CÉLULAS ELECTROLÍTICAS.

1

Start

If there are salt (sodium chloride) and water in stock, you need to supply our transformers with electricity.

17

Reactor EDC

El EDC (dicloroetano) se obtiene haciendo reaccionar cloro líquido con etileno (introducido por tubería) y se purifica por destilación.

16

Reactor de hipoclorito de sodio

El hipoclorito se produce haciendo reaccionar cloro gaseoso con una solución de soda cáustica bajo enfriamiento.

15

Horno de reacción - Ácido Clorídrico

El ácido clorhídrico se produce mediante una reacción de combustión controlada de cloro e hidrógeno, seguida de absorción en agua tratada.

14

Refrigeración

Luego, la soda se enfría y se envía para su almacenamiento en tanques y posterior envío.

13

Evaporación

La soda cáustica se produce por electrólisis y se concentra mediante el proceso de evaporación.

Etapas


(11) Licuefacción de Cloro

(12) Almacenamiento de Cloro

(11) El cloro en esta forma se almacena en tanques (12) donde se carga en camiones especiales

Etapas

(8) Enfriamiento

(9) Secado de Cloro

(10) Compresión de Cloro

(8) Cloro gaseoso producido y sometido a enfriamiento, (9) secado y (10) compresión. Después de comprimirse, se enfría a menor temperatura y se vuelve líquido.

Etapas

(3) Tratamiento

(4) Filtración

(5) Control

(3) La salmuera es tratada para eliminar impurezas, filtrándose (4) y pasando bajo estricto control (5) para alimentar a las CÉLULAS ELECTROLÍTICAS. 

6

Sala de Celdas

La ELECTRÓLISIS tiene lugar en la celda. Y así, la energía eléctrica actúa sobre la salmuera y la transforma en SODA CÁUSTICA, CLORO E HIDRÓGENO.

1

Comienzo

Con sal (cloruro de sodio) y agua, es necesario recibir energía eléctrica en nuestros transformadores.

Em breve teremos novidades

13

Evaporação

A Soda Cáustica é produzida na eletrólise e concentrada pelo processo de evaporação.

6

Sala de Células

Na sala de células ocorre a ELETRÓLISE. E assim, a energia elétrica age sobre a salmoura e a transforma em SODA CÁUSTICA, CLORO E HIDROGÊNIO.

Etapas

(3) Tratamento

(4) Filtração

(5) Controle

(3) A SALMOURA é tratada para eliminar impurezas, filtrada (4) e passa sob um rigoroso controle (5) para alimentar as CÉLULAS ELETROLÍTICAS.

2

Salmoura

Prepara-se então a SALMOURA que é obtida por dissolução do sal em água para ser usada depois na ELETRÓLISE.

);