Impacto Social e Ambiental
A sustentabilidade está na essência da Unipar, permeando toda a companhia e seu ecossistema. Nesse contexto, a empresa tem foco no impacto social e ambiental na dimensão da responsabilidade social. A empresa direciona seus recursos para projetos na frentes de educação, cultura, esporte e ações sociais e ambientais, além de saneamento. E tem compromisso de atuar com proximidade junto às comunidades do entorno de suas fábricas e negócios. Duas importantes ações para manter o diálogo e relacionamento com as comunidades são: Conselho Comunitário Consultivo e Fábrica Aberta.
Conselho Comunitário Consultivo
O Conselho Comunitário Consultivo (CCC) é um importante canal de comunicação entre a Unipar e as comunidades ao entorno das nossas fábricas. O Conselho é formado por voluntários que são moradores ou pessoas que atuam em diferentes áreas nas cidades.
O grupo se reúne periodicamente para discutir e desenvolver projetos relacionados à saúde, segurança e meio ambiente, sempre com um olhar voltado à conscientização, à preparação e treinamento das pessoas e fortalecimento de laços entre indústria e comunidade.
Na Unipar, o CCC foi criado em 2004, em Cubatão. Posteriormente, em 2019, foi implementado nas unidades de Santo André (SP) e Bahía Blanca (Argentina).
Entre as iniciativas já realizadas pelo CCC Unipar Cubatão, estão: simulados de emergência para a comunidade, bate-papos com os moradores, treinamentos de saúde, segurança e meio ambiente, projetos de conscientização ambiental e dia de ação social.
Programa Fábrica Aberta
A proposta do Fábrica Aberta é estabelecer um relacionamento de total transparência com visitantes e as comunidades locais que vivem ao entorno das fábricas. O projeto opera desde novembro de 1985 e como ação pioneira completa 39 anos em 2024.
O programa Fábrica Aberta foi idealizado em Cubatão, em um momento difícil para a indústria química global. O município recebeu a alcunha de “cidade mais poluída do mundo” e foi alvo de duras críticas.
A partir do final dos anos 1980, a região iniciou uma ação ambiciosa para reduzir o seu impacto ambiental e, foi nesse contexto, que a Unipar decidiu dar um passo enorme e sem precedentes. No momento em que o setor tentava entender como se relacionar melhor com o ambiente e a sociedade, a companhia criou o programa com o objetivo de mostrar o que fazia e que era possível produzir em harmonia com a natureza.
Ainda em 2018, o programa Fábrica Aberta passou a ser implementado nas unidades da Unipar em Santo André (SP) e Bahía Blanca (Argentina).
Até hoje, o programa não tem paralelo na indústria química brasileira ou global e é difícil encontrar iniciativas similares, mesmo em atividades que se relacionam diretamente com o consumidor final.
Disponível em todas as unidades no Brasil e na Argentina, o Programa Fabrica Aberta mostra como produzimos respeitando o meio ambiente e priorizando a saúde e a segurança de nossos colaboradores e vizinhos.